TRINCA FERRO

Criar Trinca Ferros uma arte, um dom, um privilégio, um modo de vida!!!

TRINCA BARÃO 2010 NOVO DESIGNER, COM MAIS FACILIDADES DE VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES!!!

Nº de visitas!!!

TRINCA FERRO UMA PAIXÃO!!!

Trinca Ferro

O Trinca Ferro Hoje é a maior paixão nacional entre os criadores de pássaros do Brasil inteiro, ele é um pássaro imponente no seu território que manda é ele, é um pássaro territorial, com uma variedade de cantos muito grande, um mais belo que o outro, acredito eu que o mais belo dos cantos seja o curricutil boi, que é o canto mais procurado em nossa região aqui de Barão de Cocais - MG. O Trinca Ferro já se mostrou um pássaro muito valente e com uma fibra fora do comum, com um canto forte e belo, é um dos motivos que virou paixão nacional. O Trinca Ferro é um Pássaro que com o manuseio correto se reproduz muito bem em cativeiro, no nosso caso em Barão de Cocais - MG temos várias pessoas que chocam vários filhotes de Trinca Ferros nas suas casas e conseguem salva-los com o manuseio correto.
Hoje Barão de Cocais e Região são uma potencia na criação de Trinca Ferros, tem uma temporada muito organizada de competições sadia de Trinca Ferros que são as temporadas AOBC que são exclusivas para criadores AOBC e SOSBAR e a Temporada CABASAN que corresponde ao regional, aberta a todos da região, cada ano estamos melhorando o nível de nossos pássaros e nos aperfeiçoando na arte de criar Trinca Ferros, sempre aparecendo novidades com níveis cada vez mais altos de médias de cantos nos nossos torneios. Nossos torneios estão cada vês mais perto da excelência.

Criar Trinca Ferros uma arte, um dom, um privilégio, um modo de vida!!!

Autor:
Anderson Luiz Linhares
Trinca Barão

POSTAGENS!!!

NA PARTE ABAIXO DAS POSTAGENS TEMOS MENUS

DE VIDEOS, FOTOS E CURIOSIDADES!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Procedimentos e tratamento intensivo para Trinca Ferros de torneios.

Na muda de penas devemos manter o trinca ferro em uma gaiola de tamanho padrão e bem limpa, com água bem limpa para o consumo do pássaro e água separada para o banho, não se esquecendo do banho de sol, preferencialmente 15 minutos diários, pela manhã ou à tarde, evitando que a ave apanhe corrente de vento, na muda de penas devemos dar uma ração balanceada e bastantes variedades de frutas, na muda de bico devemos mudar a ração para uma ração de grãos menores e dar frutas macias. Quando o pássaro estiver na fase terminal da muda de penas “enxugando a muda” devemos colocar o pássaro em um gaiolão de pelo menos 1,50cm de comprimento, com apenas dois puleiros, o mais distante possível um do outro, mas quanto maior o gaiolão melhor. Quanto menor o número de trinca ferros perto dele melhor, mas o ideal é que ele esteja sozinho, no caso de acasalamento devemos colocar a fêmea perto do macho, mas sem que um veja o outro, mais ou menos no período de duas semanas e depois deixe que eles se vejam, aos poucos, aumentando gradativamente, se o acasalamento for bem sucedido ( é bom lembrar que cada pássaro reage de uma maneira diferente no que se refere ao manejo com fêmea é somente o estudo do criador que vai avaliar a melhor maneira de melhorar o rendimento do pássaro, ex: só escutando a fêmea, vendo a fêmea de longe, vendo de perto, vendo um dia inteiro ou por poucos minutos, etc.), só devemos tirar o macho de perto da fêmea na hora dos torneios. Na parte da nutrição do pássaro, quando estiver enxugando a muda devemos seguir os seguintes procedimentos passo a passo:


• Dar uma ração bem balanceada com o valor de vitaminas correto, conforme o fabricante;

• Dar frutas todos os dias com uma boa variedade;

• Dar osso de baleia ou ossiba e farinha de ostra diariamente;

• Durante 5 dias devemos colocar 5 gotas de Avitrim Vermífugos na água conforme o fabricante, ou outro vitamínico para combate de Vermes e fungos de sua preferência;

• Durante 7 dias devemos colocar 6 gotas de Protovit na água conforme sugestão de alguns criadores, ou outro poli-vitaminico de sua preferência

• Durante 5 dias devemos colocar 10 gotas de Avitrim Cálcio na água conforme o fabricante, ou outro vitamínico a base de cálcio de sua preferência;

Após todo procedimento realizado vem a parte de manuseio do pássaro, como vamos fazer para esquentar o pássaro mais rápido?
Temos vários métodos, depende da característica genética de cada trinca ferro.
No caso de um trinca ferro que gosta de mato, devemos levar o pássaro para treinamento em áreas da natureza que tenham outros trinca ferros soltos, de preferência um casal, mas devemos seguir os seguintes procedimentos legais conforme o IBAMA para levarmos os pássaros para o treinamento ambiental, o pássaro deve estar em uma gaiola limpa com ração, água limpa e fruta, devemos estar portando a relação de passeriformes e licença de transporte constando os números das anilhas dos pássaros que estiver transportando, caso seja abordado pela policia ambiental, fique calmo e apresente a documentação que for solicitada pelas autoridades.
No caso de um Trinca ferro que não “dê mato”, devemos avaliar o que ele gosta, como disputar canto com outros trinca ferros, devemos levar o pássaro na casa de outros criadores ou encontro de criadores para disputa de canto.
Quando estiver chegando perto da temporada de torneios devemos levar o pássaro nos treinamentos para começar a ambientar o pássaro no clima dos torneios. Quando começar a temporada dos torneios devemos deixar o pássaro tranqüilo e não submete-lo a estresse, quanto mais calmo o pássaro estiver durante a semana mais energia ele vai ter para gastar durante o torneio.
O pássaro deve ficar no gaiolão durante o dia inteiro em todo tempo, devendo ser retirado do gaiolão somente um dia antes do torneio ou treinamento, passando-o para a gaiola de torneio para melhor ambientação do pássaro com a mesma.
Para pássaros novatos é bom que comecemos a levá-lo pouco a pouco avaliando as reações e evolução do pássaro, no caso de pássaros veteranos é bom que continuemos a fazer o mesmo procedimento que nos outros torneios, porque em time que está ganhando não se mexe.
No caso de troca do pássaro de um criador para outro no início da temporada, é muito complicado, pior ainda se for no meio da temporada, porque o pássaro pode cair o rendimento nos torneios ou entrar em uma muda de penas fora de época, pode acabar acarretando em um descontrole no ciclo biológico do pássaro. Então quando adquirir um pássaro tanto fora da temporada ou até mesmo em meio a uma temporada, devemos pegar o maximo de informações sobre os procedimentos de trato e hábitos em que o antigo criador submetia o pássaro, procurando fazer o manejo o mais parecido possível.
O trinca ferro é um pássaro muito melindroso de se preparar para torneios, espero que essas informações ajudem quem quer começar a participar de torneios de trinca ferros ou quem já participa e quer melhorar a performance de seus pássaros nas disputas.

Autores: Anderson Luiz Linhares – Trinca Barão.
               André Barros – AOBC.

Um comentário:

  1. sou criador vivo em itabira tenho 5 maquinas em casa demorou muito p chegar aqui agora vou lhes apresentar eles quero fazer parte deste grupo

    ResponderExcluir